Meu nome é Valéria Pellon. Minha vida com meu marido Leonardo foi atropelada por uma grande injustiça: em 11 de janeiro de 2007, Felipe, nosso anjinho tão esperado, nasceu em um dos melhores hospitais do Rio de Janeiro e, em função de negligência médica, sofreu lesões cerebrais irreversíveis durante o parto, em decorrência de asfixia. Após 5 meses internado na UTI veio pra casa com "home-care", como viveu até 11 de novembro de 2010, em estado vegetativo. Este blog é uma forma de "gritar" o nosso sofrimento e mostrar como o amor salva nossas vidas e nos faz sobreviver, a cada dia.



sábado, 20 de março de 2010

João Carlos Moreira Penna Filho

Hoje pra gente ele é "só" João. Mas por muito tempo, por respeito a sua profissão, o chamávamos de Doutor João. Conhecemos o João no pior momento de nossas vidas, nos primeiros dias de vida do Felipe. Ele era um dos pediatras plantonistas da UTI onde nosso anjo passou os 5 primeiros meses de vida. Desde que nos conhecemos, João foi um dos profissionais que nos deram as piores notícias e com isso tínhamos tudo para ter ressalvas a seu respeito como temos de vários outros que fizeram o mesmo. Mas o que nos conquistou é que ele sempre faz isso de uma forma difícil de explicar, com respeito, atenção, nunca tenta nos enrolar e sempre transmite um conhecimento profundo sobre tudo que diz. E quando não tem o conhecimento, admite sem contrangimento e é uma questão de horas para nos dar as respostas (sempre certeiras) depois de pesquisar. Junte-se a isso um profundo conhecimento da profissão que o leva a congressos ao redor do mundo e nos fazer entender estruturas celulares como quem estivesse ensinando o be-a-bá para uma criança.
Mas pra mim não é só isso que faz dele a pessoa especial que nos acompanha até hoje, mas sim o companheirismo, a amizade e o respeito por tudo que diz respeito ao Felipe e a nossa vida. Não foram duas ou três vezes que percebi sua voz embargar ao conversar conosco e, constrangido, tratar de esconder a emoção para nos transmitir segurança. Perdi a conta de quantas vezes tomamos café juntos conversando amenidades por horas após suas visitas ao Felipe. Ele também se faz importante pra mim pessoalmente, pois por 3 anos foi o único homem no meio de quase 15 mulheres que frequentam minha casa diariamente e sempre espero ansiosamente suas visitas para falarmos de futebol e outros assuntos do universo masculino (como ninguém é perfeito, ele é tricolor, mas até isso relevo).
Bem, a "cereja do bolo" é a admiração que meu sogro sempre teve por ele, e quem teve a sorte de conhecer o Dr Pellon sabe que isso significa MUITO.
Sei que alguns me chamarão de herege, mas certa vez alguém escreveu por aqui para "segurarmos na mão de Deus e ir...". Lembrei desta frase semana passada quando levamos o Felipe para fazer a ressonância e ao descermos do carro na porta da clínica o João já estava na calçada nos esperando, como fez outras tantas vezes, e pensei: "Seguramos na mão do João e fomos...". A sensação de segurança e amparo é indescritível.

João, nossa jornada seria muito mais difícil sem você...

18 comentários:

  1. Que bom vcs terem uma pessoa que transmita essa segurança toda e ainda tenha se tornado um amigo.E se meu amigo Fabiano gostava dele, acredito que realmente ele seja uma pessoa fantástica.Um bj grande pra voces e um enorme para o Felipão.Tia Gizelia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal,
      Eu trato meu filho desde Q nasceu ainda prematuro com Dr. João e também por muito tempo fiquei encantada com o profissional incrível que é, mas há algum tempo que já tenho ficado bastante insatisfeita com a inacessibilidade dele e diversas consultas canceladas sob alegação de parto.

      Excluir
  2. Leo e Valéria,
    As vezes não existem palavras para expressar os sentimentos e é assim que eu me sinto após ler a sua mensagem.Para min ,ajudar o Felipe e vocês, é uma parte importante da minha missão como pediatra e como pessoa,encontrando em vocês exemplos de amor,coragem e luta.
    Muito obrigado pelas suas palavras.Tenho certeza que Dr. Pellon está zelando por vocês.João.

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria.
    Meu nome é Olga e você não me conhece.Sou tia do João(Joãozinho,para mim).Sei bem do que vocês estão falando,pois conhecendo o seu caráter,sua competência e seu profissionalismo,não me surpreendo.Imagino o quanto é valioso ter uma pessoa assim junto a vocês em horas difíceis.São os anjos que Deus nos envia para ajudar quando a jornada é difícil.Que Deus proteja sempre a sua família e também à família do João.
    Um beijo muito especial no coração do Felipe.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Valéria e Leonardo,
    Já conhecia o Felipe de nome, pois aqui em casa o acompanhamos através das notícias que o João nos trazia. Tambem na casa dele todos os familiares o acompanham.
    Sou a mãe do João e quero dizer-lhes que fiquei profundamente emocionada com as bonitas palavras com as quais se referem a ele,como médico e amigo,e as endosso, porque ele sempre foi um filho muito bom, muito sério e responsávele, além de tudo,muito humano.
    É bom saber que podem contar com ele para ajudá-los em sua difícil caminhada.
    Como mãe e como psicóloga sei o quanto é necessário o amor que une voces e o Felipe, bem como de todas as pessoas que com ele convivem.
    Um beijo no Felipe e um grande abraço aos dois, pais do Felipe.
    Eliana Penna

    ResponderExcluir
  5. ola boa tarde ,fiquei emocionada com a história de cvs,para min issa nao e apenas uma história e um exemplo de vds ,de vcs;que a cada dia vc mae tenha muita garra ,fe , sorça ,que DEUS venha andar lado a lado com vc ;saiba que vc e especial para DEUS porriso ele te deu ssa bemçao ,que e o felipe especial como vc para DEUS .saiba que jesus te amo ; bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Leonardo,
    Bom o que eu posso dizer e que Dr.João e um exemplo de profissional que nos atuais tempos e dificil encontrar. Meu filho também passou por um problema onde passamos 30 dias com ele internado em um hospital e graças do Dr. João isso tudo foi superado. Agradeço todos os dias a Deus e a Obstetra Alice que nos indicou ele que vem acompanhando o desenvolvimento do meu filho desde o primeiro minuto de sua vida. Sucesso na vida de vocês.

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria, sou mãe de um paciente do dr. João, que também se chama João. Meu nome é Jenninfer. Meu filho nasceu pré maturo, muito levinho. Ficou internado na UTI por quase dois meses e lá conhecemos o Dr. João. É uma pessoa iluminada, enviada por Deus. Na área da saúde onde tudo é tão difícil, complicado. Graças a Deus podemos contar com uma pessoa como ele, que além de ser um exelente pediatra é também uma pessoa maravilhosa. Quem déra que todos os médicos fossem iguais a ele, é um exemplo. Prá mim não tem médico melhor. Parabéns pelo seu blog, atravéz dele faço essa pequena homenagem e agradeço por tudo que o Dr. João Carlos fez por meu filho. Jenninfer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a tempo, retificando, O dr. João ainda faz. Hoje meu filho já está com quase 09 anos.
      Sua história me emocionou muito. Que Deus esteja sempre com vc. Um grande abraço. Jenninfer.

      Excluir
    2. Gente ele tem o nome do homem escolhido por Deus, João! Poderia ser diferente?

      Excluir
  8. É por isso que não largo esse peditra!!!! Vendo as calças para pagar mas não largo ele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Ele merece tudo o que tem por tudo o que é!

      Excluir
  9. Conheci o Dr. João no parto do meu filho, estavamos esperando por ele (dois dias depois) pra dar auta ao meu filho e irmos para a casa. Quando ele chegou, tinhamos uma relação de dúvidas a tirar com ele. Mas ele deu uma aula de pediatria, e no final perguntou se tinhamos alguma dúvida. Ficamos (eu e minha esposa) de "queixos caídos" com a facilidade e clareza com a qual o Dr. João explica. Só ficamos tristes por não podermos continuar com ele para as consultas do meu filho. O "cara" é tão bom que não aceita nenhum plano de saúde! Felicidades Dr. João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena! Tivemos esse privilégio e ele acompanhou Rapha, mesmo depois de nos mudarmos para Cabo Frio. Ele é D+!!!

      Excluir
  10. Só quem conhece pode avaliar a competência desse profissional. Tio João Carlos, como o chamamos, é e será sempre muito importante em nossas vidas. Clemilda, Josefa, Raphael e a pequena Alice (que chegará em breve) oram por você!

    ResponderExcluir
  11. Endosso tudo que está sendo dito! Ele é o cara!!! Que paciência ele tem pra explicar tudo q a gente pergunta, sem demonstrar aquela insatisfação típica de médico. Que amor que ele trata os pequenos!

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz em ler estas maravilhosas referencias ao meu querido sobrinho Joãozinho.

    ResponderExcluir
  13. olá. não nos conhecemos, meu nome Kelly, mas conheço muito bem o Dr. JOÃO e sou muito grata à ele, DEUS colocou eles na vida dos meus filhos yuri e yago - são gemelares e ficaram internados na UTI. O yago graças a deus não teve problemas graves , mas o yuri é cardiopata e o Dr. João esteve em nosso lado nos momentos mais difícieis que passamos com o yuri e ele sempre nos ajudou, sempre explicava tudo com muito cuidado, humildade, respeito, segurança, carinho com toda a família.Devo muito ao Dr. João se não fosse ele não teria conseguido muitas coisas. Hoje meus filhos estão com 9 anos e bem e Dr. João é não só momente um médico deles e sim um grande amigo. Dr. João meu muito obrigado por tudo!!! Saudades. grande beijo

    ResponderExcluir