Meu nome é Valéria Pellon. Minha vida com meu marido Leonardo foi atropelada por uma grande injustiça: em 11 de janeiro de 2007, Felipe, nosso anjinho tão esperado, nasceu em um dos melhores hospitais do Rio de Janeiro e, em função de negligência médica, sofreu lesões cerebrais irreversíveis durante o parto, em decorrência de asfixia. Após 5 meses internado na UTI veio pra casa com "home-care", como viveu até 11 de novembro de 2010, em estado vegetativo. Este blog é uma forma de "gritar" o nosso sofrimento e mostrar como o amor salva nossas vidas e nos faz sobreviver, a cada dia.



sábado, 8 de maio de 2010

A Verdadeira Risada

Esta é uma pequena passagem do livro "Deus Ama Diversão", do guru Sri Sri Ravi Shankar. Eu tenho a leve, mas muito leve impressão que estou começando a entender o significado de Deus, e é realmente diferente de tudo que eu aprendi na minha vida. Eu aprendi que Deus está "lá em cima", mas começo a acreditar que na verdade ele está bem aqui embaixo, dentro de mim. E eu gritando por Ele no lugar errado por tanto tempo....Tenho que ler muito ainda, meditar muito, respirar muito para fechar esse "enigma" na minha cabeça... nada está claro, longe disso, mas ACHO que estou no caminho.

Mas vejam que coisa mais bacana:

"Se alguma vez acontecesse de você se encontrar com Deus, você sabe o que falaria para Ele ? "Oh, eu O encontrei dentro de mim, no meu interior." Deus dançará em nossa vida quando o dia nascer em risadas e amor. A verdadeira oração é rir pela manhã. Não ria apenas por fora, mas bem profundamente, de dentro. O riso vem do centro de nosso Ser, do centro de nosso coração. Nossa barriga está tão cheia de riso que ele transborda e vem para fora por todas as células de nosso corpo. A verdadeira risada, essa é a verdadeira oração.

Na natureza tudo está simplesmente esperando que você sorria. Quando você ri, a natureza toda ri com você. Isso ecoa e ressoa e esse é realmente o valor da vida. Quando as coisas vão bem, todos podem rir, mas quando tudo dá errado, se mesmo assim você puder rir, isso é evolução e crescimento.

Desse modo, não há nada na vida que valha tanto a ponto de tirar o sorriso de seu rosto. Nunca o perca por nada, aconteça o que acontecer. Os eventos vêm e vão. Alguns são um pouco agradáveis, outros são desagradáveis, mas, qualquer coisa que aconteça, eles o deixarão intocado. Há uma área bem no fundo de você que é intocável. Segure-se nisso que é intocado. Então você vai ser capaz de rir de tudo e continuar sorrindo."


Há algum pouco tempo atrás, eu leria isso e pensaria "sei...muito bonito, mas como posso acordar rindo, tendo um filho no quarto ao lado que teve sua vida desgraçada por um grande erro médico???"

Mas quando não se é mais possível ficar se lamentando, quando a vida de todos, inclusive a do Felipe, precisa seguir, do jeito que cada uma é, acordar sorrindo e abraçando meu marido e indo os dois juntos dar "bom dia" ao Felipe, enchendo-o de beijos e abraços, acho que neste momento estamos sorrindo de verdade, com toda a dor que carregamos, mas aceitando este amor que temos dentro de nós e que une nós 3 como o verdadeiro Deus.

Será que é isso ... ?

8 comentários:

  1. sinto uma grande amargura dentro d coraçao pois tenho certeza que nunca passou pela cabeça prossesar ninguem pois Deus e o maior advogado que precisamos tenho certeza que doeu mais na profissional e no ser humano que sou Deus deixou dez mandamento para todos seres humaos vou deixar um aqui NAO DEVES DAR FALSO TESTEMUNHO esse que estao fazendo quando dizer que a responsavel em verteu os valores o amor e incondicional mesmo distande nao quero ficar com imagem de mostro pois nao sou foi um acidente mais uma fez peço perdao Deus e minha testemuna isso me basta

    ResponderExcluir
  2. Valéria,
    Feliz dia das mães ! Fiz a parte I do curso Arte de Viver e gostei muito. Lá conheci duas pessoas que foram através do seu blog. Não hesite em me ligar se precisar de ajuda com a queimadura.
    um grande abraço
    Adriana Aquino

    ResponderExcluir
  3. Sabe que li esse texto no domingo à noite e fui dormir pensando nele??!! Me fez bem ler isso. Adorei!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. me emocionei com seu post. Acho que é isso mesmo.Também aprendi que Deus morava no céu, mas quando pprecisei Dele pra segurar minhas pontas aqui, mergulhei de cabeça no budismo tibetano , nos ensianametos do Yoga e todas as suas escrituras.Achei muito melhor acreditar nesse outro Deus, que mora aqui dentro.
    Beijos pra sua família.

    ResponderExcluir
  5. Valéria, eu realmente fiquei encantada com o curso. Umas das coisas mais interessantes q fiz e olha q como sou crítica em relação a esse tipo de coisa.Fiquei impressionada porque pude perceber nitidamente diferenças no modo de agir , além de um bem estar enorme e uma melhora incrível na qualidade do sono. Quero realmente fazer parte desse grupo. Se essa quarta-feira vc quiser ir me avise.
    E vamos fazer a parte 2 com certeza!
    Com certeza vc está no caminho certo!

    Bjs para vc e Felipe
    Alessandra

    ResponderExcluir
  6. Val,

    É realmente muito bom te ver nessa "nova fase". Não que você não sorrisse. Muito pelo contrário, se há uma coisa que talvez eu seja uma das maiores testemunhas é como você sempre lutou, e muito, para ser feliz, para ter harmonia, para passar só paz, tranquilidade e amor para o Felipe.
    Quantas vezes te vi, diante de um novo acontecimento dessa sua luta,num primeiro momento derrotada, com o rosto inchado de chorar dizendo que dessa vez não sabia se ia aguentar para, passados alguns poucos dias, lá estar você de novo, teimando, fazendo planos e principalmente sorrindo. Nunca deixo de me admirar com isso. De onde vem tanta força meu Deus?
    O dia a dia do Felipe gera tantas histórias secundárias, dramáticas, inacreditáveis, urgentes, sofridas... Como se o drama em si não fosse suficiente.
    Mas, saber que você está com um apoio novo, é um bálsamo para o pensamento de pessoas que, como eu, te querem muito, muito bem. Esse querer bem é tão grande mas às vezes tão limitado. Como poder te ajuda? Sem dúvida, o curso foi esse fato novo. É uma grande fonte de paz onde você pode se alimentar. Fico muito feliz de te ver um pouco mais estruturada, apoiada pelos mais lindos e puros sentimentos e pensamentos.
    Meu mais especial carinho (de sempre),
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria!!!
    Faz tempo que nao entro na internet, porém hoje resolvi entrar para ver meus e-mails e resolvi entrar também no seu blog para saber do Felipe.
    Como sou mãe e também tenho home care em casa até agora nao consegui acreditar no que aconteceu com o Felipe, mas enfim, o que importa agora é que ele esta se recuperando e provando o quanto ele é forte para passar por mais uma negligencia.
    Desejo do fundo do meu coração força!
    Meu motivo de escrever também nao foi só pelo Felipe mais também de lhe dizer que estou muito FELIZ em saber do seu encontro com Deus.
    Lembro-me da primeira vez que nos falamos e eu falei sobre Deus, da minha fé. E você disse que nao acreditava... Fico feliz pois sei que sua caminhada daqui para frente sera mais
    tranquila, pois DEUS é tudo e tem o tempo certo de entrar em nossa vida.
    Tenho certeza que nossas caminhadas serao mais felizes ao nosso ver.

    Isis SAMPAIO mãe de Joao Pedro Sampaio.
    Beijos.

    ResponderExcluir