Meu nome é Valéria Pellon. Minha vida com meu marido Leonardo foi atropelada por uma grande injustiça: em 11 de janeiro de 2007, Felipe, nosso anjinho tão esperado, nasceu em um dos melhores hospitais do Rio de Janeiro e, em função de negligência médica, sofreu lesões cerebrais irreversíveis durante o parto, em decorrência de asfixia. Após 5 meses internado na UTI veio pra casa com "home-care", como viveu até 11 de novembro de 2010, em estado vegetativo. Este blog é uma forma de "gritar" o nosso sofrimento e mostrar como o amor salva nossas vidas e nos faz sobreviver, a cada dia.



domingo, 28 de novembro de 2010

Um Dia Feliz


Acredito que não existem pessoas felizes ou pessoas tristes. Acredito que alternamos momentos felizes e momentos tristes. Algumas pessoas têm um pouco mais de um que de outro, e não é exagero dizer que nos últimos 4 anos tenho tido mais momentos tristes que felizes. Mas isso não quer dizer que mesmo assim não tenhamos nossos momentos alegres. Ontem foi o dia mais feliz desses últimos 4 anos. Léo e eu nos casamos !

Planejamos essa celebração há alguns anos, mas em todos eles algum problema nos fazia cancelar. Ano passado estava marcado, quando meu pai teve que fazer a cirurgia e se foi. Esse ano marcamos novamente, há 3 meses atrás. Assim mesmo, em cima da hora, pra não ter chance de dar nada errado. Estava tudo planejado para que o Felipe fosse o personagem principal, mais até do que a gente. Porque afinal de contas, ele é o maior responsável pela solidez da nossa união. Mas acho que ele achou a "logística" meio complicada, e resolveu nos assistir lá de cima. Só que ele resolveu isso 2 semanas antes do casamento...Claro, mais uma vez, pensamos em cancelar tudo. Mas algum soprinho atrás da nuca nos deu um aviso que não era para cancelar não...Era pra gente ir lá, oficializar e, principalmente, celebrar a luz e a certeza do nosso amor.

Foi uma cerimônia bastante "aconchegante", pequena, para que a gente se sentisse em casa, acolhidos. E ontem eu me senti especialmente iluminada. Senti Felipe e meu pai mais pertos do que nunca. Mas de uma forma diferente, de uma forma alegre. Uma presença muito intensa, eles estavam lá o tempo todo. A dor da saudade deu lugar a um coração preenchido de amor e de força.
Lá pelas tantas o Felipe me "assoprou" de novo, batendo as perninhas de alegria, no colo do vovô: "vai lá mamãe, faz aquilo que você diz que não faz desde que eu nasci ! Você consegue !" Eu então cochichei no ouvido do meu querido amigo DJ Janot, que nos deu o lindo presente de preencher a nossa festa com seu trabalho maravilhoso, e estimulada pelas amigas, e claro, por algumas bebidinhas... fui, dancei ! Como disse minha amiga Nanda Leal, eu dancei do jeito que eu dançava, quando eu dançava... Era eu, ela disse. Aprendi isso na Arte de Viver: as tempestades vêm e vão, mas nossa essência está sempre lá, intacta, e ontem foi a prova disso. EU estava lá...eu mesmo tinha me esquecido de mim...

Tudo conspirou a favor. A cidade estava aparentemente mais segura (ainda teve isso para tentar atrapalhar!), a juíza Lilah estava inspirada, o dia estava lindo, o pôr do sol parecia encomendado, os amigos com brilhos nos olhos, felizes por nos verem tendo UM DIA FELIZ.

A querida amiga Jane nos disse lindas palavras e convidou todos a rezar a Oração de São Francisco. Meu irmão Paulo entrou comigo, na difícil e especial tarefa de representar nosso pai, alternando com meu outro irmão Luiz Henrique (Zero), que em seguida acompanhou minha mãe, que estava emocionadíssima, no "altar".

Se o amanhã será feliz, não sabemos, então nós vivemos intensamente o nosso Dia Feliz. Ao som de "Dia Branco", do Geraldo Azevedo, tocado e cantado lindamente pelos músicos da Ornamentus, entrei para celebrar COM ALEGRIA nossa união, que hoje tem um elo muito mais forte, que é a alegria e a dor, e o orgulho de termos sido os pais do anjinho mais lindo desse mundo, que agora nos segue de cima e nos conforta.


Dia Branco
Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...

Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...

Se a chuva cair
Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...

Nesse dia branco
Se branco ele for
Esse tanto
Esse canto de amor
Oh! oh! oh...

Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo

Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...

Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...
Se a chuva cair

Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...

E nesse dia branco
Se branco ele for
Esse canto
Esse tão grande amor
Grande amor...

Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo



22 comentários:

  1. Parabéns!!! Eu sempre leio por aqui e as vezes me sinto sem palavras e prefiro dicar "calada", mas não dar para ficar quieta diante de dias especiais como esse.
    Desejo que essa celebração de um amor que passou por bastante coisas, forateleça ainda mais vcs dois e faça com que, deste dia em diante, dias melhores virem.
    Tenho certeza que Felipe e seu pai não medirão esforços para te ajudar a conseguir muito mais dias felizes.
    Bjos!!
    Ah. tem selo pra vc lá no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Valéria,
    Muitas, muitas felicidades para vcs 2!
    Tudo de bom!!!!
    beijos,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllll,
    Que lindo!!!
    Lindo!Lindo!Lindo!
    Desejo tudo de mais maravilhoso para sua familia!
    To realmente emocionada!Feliz!
    Felicidades!
    Flavia mãe do Victor

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria,

    Sou da arte de viver! vi seu blog...muito sensível e lindo! desejo tudo de maravilhoso para você. imagino como seu filho era lindo, pois tmb tenho um irmão especial...tenho certeza que ele é um grande anjinho no céu.
    Parabéns pelo casamento.
    Grande beijo,
    Fernanda Villas

    ResponderExcluir
  5. Valéria,
    Obrigado por nos permitir fazer parte desta celebração tão especial!
    Entendo que a verdadeira alegria não se dá a partir de objetos ou acontecimentos isolados – estes podem ser ótimos disparadores de prazer ou conforto, mas a verdadeira alegria vem de um corajoso e erguido SIM que se dá para a vida de um modo mais amplo. E dizer sim à vida, é dizer sim também a toda tragédia e todo drama, incluindo a finitude.
    Presencio casamentos em todos os finais de semana do ano e posso te dizer com sinceridade que não são os clichês da alegria que me comovem. A vida não é um comercial de margarina.
    A vida é muito maior, mais dura e mais grandiosa do que um comercial de margarina.
    E dou graças a Deus por termos a vida real para surrar nosso espírito, nos fazer crescer e nos preparar para a plenitude.

    Seguem dois trechos curtos de Guimarães Rosa que sempre me disseram muito:

    “Deus nos dá pessoas e coisas,
    para aprendermos a alegria...
    Depois, retoma coisas e pessoas
    para ver se já somos capazes da alegria
    sozinhos...
    Essa... a alegria que ele quer”

    “O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem”

    Muito obrigado pelo exemplo e pelo carinho!
    Fernando Vilela - Ornamentus

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Valeria,
    eu te conheço, cruzo com vc nas ruas e temos duas grandes coisas em comum: a Juliana (Carnaval) como amiga e ambas somos mães de Felipe. Te conheço há muito tempo, nos corredores da Puc, em encontros esporádicos nas esquinas no Jardim Botânico (até no mormaço Já "estivemos" juntas. Mas acho que para mim você era uma certa celebridade e por isso (somado a minha timidez) eu só olhava e não falava.
    Eu ouvia e lia muito sobre vc aqui no Blog. E se agora eu escrevo (e vc mais do que ninguem vai entender) é porque quero te AGRADECER.
    Não pude ir na missa mas saiba que eu estava num lugar muito especial que só aconteceu por SUA causa: era meu primeiro dia no curso da Arte de Viver. E como pensei em vc. COm meus 100%.
    Obrigada então e que seu anjinho continue iluminando o seu caminho e o do Leo. Da próxima vez que eu te encontrar, juro que vou parar, olhar pra você e me sentir como se nos conhecessemos há muito tempo. (Detalhe: sabia que é muito dificil escrever aqui pois as pessoas que passam pelo Blog selecionam as palavraas e desfilam poesia, a começar por vc...)
    Q o sol te ilumine e as estrelas te confortem. E q a vida siga seu ritmo, como tem que ser.
    um beijo
    Patricia

    ResponderExcluir
  8. Valéria e Léo,
    Foi um dia como poucos !!!Dia lindo, lugar maravilhoso, tudo perfeito !!! Vc linda e iluminada...Que se inicie um novo ciclo com mta paz !!!Bj grande Alessandra

    ResponderExcluir
  9. Valéria, acabei de cruzar com vc na rua. Ali, na esquina da sorveteria itália, nossos olhares se cruzaram e trocamos um oi tudo bem...Vc estava com uma amiga e eu tb acompanhada... mas já dei um passo na sua direção. Um beijo e tenha um bom dia!, Patricia

    ResponderExcluir
  10. Que lindoooooo!!!!!!!

    Parabéns demais da conta pra você e pro Léo. Considero uma nova etapa e desejo toda a felicidade do mundo pra vocês!!!!!

    Só fiquei triste com uma coisa. Não vou ver fotos desse dia tão especial?? :)

    Bjs ENORMES meus e da Sofia!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí... estou muito feliz em ver que apesar de tudo, apesar das dores recentes, a vida segue e tem que seguir!
    Felicidade aos noivos!

    ResponderExcluir
  12. Tem um tempo que não te mando nenhuma mensagem, mas sibas que acompanho passo a passo de sua vida. Como já escrevi, prefiro ler seu blog (sempre). Me sinto um ser humano melhor.
    DEus e todos os anjos continuam te abençoando e o seu Dia Feliz foi o início de uma nova fase que terá inúmeros dias cada vez mais felizes....
    Parabéns! Um beijo muito especial.
    Sonia Cristina

    ResponderExcluir
  13. Valéria, que linda a narrativa de SEU DIA FELIZ! Que a vida de vocês seja repleta de dias felizes como este, que você nos descreveu de maneira tão emocionante! Beijo e abraço apertado. Adriana Gouvêa.

    ResponderExcluir
  14. Como já pude presenciar alguns pequenos eventos na sua casa, tive tbm o prazer de estar no seu casamento. Tudo impecável, de um bom gosto e elegância que já havia percebido que vc tem. Admirável a felicidade de vcs, de dar gosto e se emocionar. Parabéns ao casal, curtam bastante, sejam felizes!!!

    ResponderExcluir
  15. Valéria, sem duvida alguma você é uma pessoa iluminida e muito especial ! Muita felicidade p vcs . Beijos . Viviane

    ResponderExcluir
  16. Valeria e Leo,

    Parabéns pelo casório! Imagino a cumplicidade que vocês possuem frente a tantos acontecimentos juntos!
    Vocês merecem toda a felcidade do mundo!
    Bjos, Ana Paula

    ResponderExcluir
  17. Valeria e Leo, há muito tempo não vou a uma cerimonia tão bonita,com um significado real de união,celebração e mais uma vez de superação.Falei pra Helena que acho vcs muito raçudos.Caem,ralam,levantam,se apoiam,limpam,sofrem mas seguem em frente.Um grande bj pra vcs.Tia Gi

    ResponderExcluir
  18. Valery, foi um dia feliz mesmo...se eu tivesse um blog tb colocaria essa frase..um dia muito feliz. Ver vc se divertindo comigo, com suas amigas, amigos e família me fez muito feliz, um desejo de 4 anos.Foi tudo lindo e principalmente com love in the air..bjs pra vcs dois. Nanda Leal

    ResponderExcluir
  19. OLá,
    cheguei aqui pela indicação de selinho da Lua. E que bom que cvheguei em um dia tão feliz e tão especial.
    Eu amo essa música. Lindíssima!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Casamento perfeito!! Parabéns, vcs estavam muito felizes!!
    Bjos Aline loja

    ResponderExcluir
  21. Felicidades! Muitos momentos felizes! Força, Paz e União.

    ResponderExcluir